O ano de 2010 vai chegando ao seu fim e trilhando um novo rumo para uma aventura audaciosa e recheada de conteúdo. O projeto "Uma Odisséia na Amazônia" é de cunho radical , cultural e científico, em que um grupo de aventureiros liderados por Serginho Laus, surfista profissional, ambientalista e 2x recordista mundial de surf na Pororoca (Guinness Book), buscam interagir com a biodiversidade da Amazônia ao longo do maior rio do mundo.
O grupo irá surfar uma pororoca recém descoberta na foz do rio Amazonas – maior bacia hidrográfica do mundo com uma superfície de aproximadamente sete milhões de km2, remar com pranchas especiais no encontro das águas, Patrimônio Cultural Brasileiro, e escalar o Monte Mismi (5.597 metros – PERU) para o encontro com a nascente do rio Amazonas.
Waldemar Niclevicz - Alpinista brasileiro convidado especial do projeto.
Desmistificar a origem da pororoca e descobrir onde nasce a primeira gota de água, que percorre quilômetros de distância pelo maior rio do mundo, para então se transformar na onda mais longa do planeta. Juntando toneladas de água num só movimento da maré.
Tudo isso mixado com muita adrenalina, diversão, cultura, informação, preservação e estudos científicos da qualidade da água nos três principais pontos do imponente rio Amazonas (foz, meio e nascente).
Rio Negro - Manaus - Amazonas. Foto: Serginho Laus.
Objetivo da Aventura
A expedição “Uma Odisseia na Amazônia” tem como objetivo aproximar as pessoas através de muita aventura, além de mostrar a importância e a influência da região Amazônica para o mundo. Levando formas de como devemos cuidar e proteger a maior riqueza natural que existe no mundo. Aliando aventura, diversão, cultura e tecnologia levaremos a sensação real de como é vida na Amazônia. A exemplo dos povos ribeirinhos e indígenas, auto sustentáveis, que vivem basicamente de práticas de subsistência, habitando geralmente em palafitas. Agregando a difusão da consciência ecológica, idéias e práticas de sustentabilidade para um mundo melhor.
Ribeirinho da Amazônia - Amapá. Foto: Gregg Newton.
Pesquisa e Desenvolvimento Sustentável
Para entender melhor a vida das populações ribeirinhas (pessoas, animais e plantas), o projeto “Uma Odisséia na Amazónia” contará com um componente de pesquisa biológica e etnoecológica, em que o Instituto Pororoca irá realizar com sua equipe multidisciplinar.
Para entender melhor a vida das populações ribeirinhas (pessoas, animais e plantas), o projeto “Uma Odisséia na Amazónia” contará com um componente de pesquisa biológica e etnoecológica, em que o Instituto Pororoca irá realizar com sua equipe multidisciplinar.
A linha a seguir é da Etnoecologia Abrangente, proposta por Marques (1999), considerada como um campo de pesquisa transdisciplinar que estuda os pensamentos, conhecimentos, crenças, sentimentos e comportamentos que intermediam as interações entre as populações humanas e os elementos dos ecossistemas, bem como os impactos ambientais decorrentes.
Abrange os conhecimentos sobre a:
• Fauna e Flora da região.
• Uso dos recursos naturais.
• As atividades produtivas.
• As relações sociais e influências da Pororoca na vida das pessoas, bichos e plantas. • Mitos e lendas.
*** A Etnoecologia, de forma geral, estuda as interações entre os seres humanos e o ambiente, buscando entender como a natureza é percebida, conhecida, utilizada, categorizada e classificada por diversas culturas humanas.
Ações de Educação Ambiental e valorização da cultura local através de palestras, reuniões, oficinas, apresentações audiovisuais, entrega de material educativo sobre lixo, saneamento básico e saúde.
Fechando o ciclo de pesquisas iremos coletar amostras de água nos pontos onde a Expedição irá passar; na foz do rio Amazonas, no centro do rio (encontro das águas) e na nascente do maior rio do mundo. Assim ajudaremos a ciência na atualização de informações e iremos conhecer o atual quadro da qualidade da água de toda a extensão do rio Amazonas – o maior rio do mundo.
Dados Técnicos
• 05 Câmeras de vídeo FULL HD
• 03 Fotógrafos
• Telefones via satélite
• Transmissão de dados via satélite
• Imagens Aéreas
• 03 lanchas
• 02 Jets
• 02 Embarcações Amazônicas
Foz do Rio Amazonas - Amapá - Amazônia - Brasil. Foto: Gregg Newton.
O rio Amazonas é um rio que corta todo o norte da América do Sul, ao centro da Floresta Amazônica. Maior rio da Terra, tanto em volume de água quanto em comprimento (6.937,08 km de extensão), nas cheias, a distância de uma margem a outra pode chegar a 50 km, tem sua origem na nascente do rio Apurímac (alto da parte ocidental da cordilheira dos Andes), no sul do Peru, e deságua no Oceano Atlântico junto ao rio Tocantins no Delta do Amazonas, no norte brasileiro. Ao longo de seu percurso recebe, ainda no Peru, os nomes de Carhuasanta, Lloqueta, Apurímac, Rio Ene, Rio Tambo, Ucayali e Amazonas (Peru). Entra em território brasileiro com o nome de rio Solimões e finalmente, em Manaus, após a junção com o Rio Negro, recebe o nome de Amazonas e como tal segue até a sua foz no Oceano Atlântico.
*** INTERESSADOS NO PROJETO ENTRAR EM CONTATO! ***
CONTATOS
Surfando na Selva:
Serginho Laus - Tel.: 41. 9958-1877
Serginho Laus - Tel.: 41. 9958-1877
Felipe Rasera - Tel.: 61. 7815-2982 / 61. 8174-5592 / felipe@rasera.com.br
Adventure Sports Fair / BAS - Tel.: 11. 3816-2227 (Sérgio Franco)
Email: sergiolaus@uol.com.br / apororoca@uol.com.br
www.surfandonaselva.com.br / aventurasdolaus.blogspot.com
@serginholaus / @surfandonaselva